Nossa História

Tradição no tratamento de doenças renais em Londrina

Em primeiro de julho de 1990 a Nefroclínica Centro Médico realizou a sua primeira sessão de hemodiálise, e completará 25 anos de atividades agora em 2015.

Getulio Amaral e Assako Utsumi Getulio Amaral e Assako Utsumi

Fundada pelos médicos Nefrologistas Dr. Getulio Amaral e Dra. Assako Utsumi, desde o início a empresa buscou seguir o lema “Preservando a Vida com Qualidade”, visando proporcionar aos seus pacientes e colaboradores o melhor atendimento, sempre pautado em alto nível técnico, ético e humano.

No Natal de 1987, antes mesmo da fundação da Nefroclínica Centro Médico, nossa equipe realizou seu primeiro transplante renal, na Santa Casa de Londrina. Desde então, essa sólida parceria entre a Nefroclínica e a Santa Casa se fortalece a cada ano, já tendo sido realizados mais de 300 transplantes renais nesses anos todos, tanto de doadores falecidos, como de doadores vivos.

Período 1990-1998

João Soitiro YokoyamaJoão Soitiro

A Nefroclínica Centro Médico começou pequena, com apenas uma máquina de diálise e um paciente em sua antiga sede, localizada inicialmente na Rua Alagoas na região central de Londrina-Pr. Desde o inicio de suas atividades, a equipe médica e os demais colaboradores priorizavam um atendimento humanizado e altamente técnico, dispensando a todos os pacientes a mesma atenção e cuidados, independente de suas condições sociais ou financeiras. O sucesso da dedicação e trabalho de toda a equipe, obrigou aos médicos e empreendedores a constantes investimentos nas melhorias das áreas físicas ao longo do tempo, visando acomodar a um número cada vez maior de pacientes,  máquinas de hemodiálise e novos colaboradores.

Naquela época eram utilizadas máquinas de hemodiálise diferente das atuais, geralmente de produção nacional, e com tecnologias menos eficientes em relação às modernas máquinas importadas e de proporção utilizadas atualmente.

Em 1992 o médico nefrologista, Dr. João Soitiro Yokoyama foi convidado a voltar de Umuarama-Pr,  para também integrar a equipe médica da Nefroclínica Centro Médico, e, em 1995 o Dr. Eloir Biz juntou-se à família Nefroclínica.

Eloir BizEloir Biz

Alguns colaboradores que começaram a trabalhar conosco nesta época permanecem até hoje, e temos orgulho de reconhecer que estas “Pratas da Casa” ajudaram a Nefroclínica Centro Médico a trilhar este caminho de sucesso até os dias atuais. Como exemplo, citamos Silvana de Souza Hesko (1990), o Antônio Noveli (1991), Ângelo Roberto Orsi (1993), Valdecir Donizeti (1993), Soraya Beatriz Basaldua Benitez (1995) e Ester da Silva Souza (1995).

Período 1998-2004

Em 1998 foram importadas as primeiras máquinas de hemodiálise de proporção, cujos avanços tecnológicos vêm sendo aperfeiçoados até os dias de hoje. Os primeiros modelos foram os SDS-20, da fábrica japonesa JMS. Desde então, vários modelos e marcas de máquinas já foram utilizados, como as alemãs da Fresenius, as suecas da Gambro e as japonesas da Nipro.

Na virada do milênio, a Nefroclínica Centro Médico já contava com mais de 100 pacientes em tratamento ambulatorial de hemodiálise e, com mais de 20 máquinas, realizava mais de 1300 sessões de hemodiálise por mês. Nessa época, juntaram-se à equipe novos colaboradores, os quais continuam conosco até hoje, como a Pedrina de Souza Rodrigues (2000), Ione Aparecida de Souza Trindade (2001), Sônia Maria dos Santos (2003), Anderson Krominski (2004), Beatriz Alves da Silva (2004) e Lucimeire Aparecida Silva (2004).

A Nova Sede

Em 2001 começamos os estudos para a ampliação da nossa antiga sede da Rua Alagoas, a qual estava se tornando pequena para suportar o crescimento constante da Nefroclínica. Surgiu assim a necessidade de uma nova sede. Em dezembro de 2001, adquirimos o atual terreno na Avenida Duque de Caxias e iniciamos o projeto da nova Clínica. Em agosto de 2002 iniciamos as obras do novo prédio. E assim realizamos a construção da Nova Sede, na Avenida Duque de Caxias, 1.371, Londrina – Paraná. O novo prédio foi desenhado especificamente para ser um Centro Médico de Promoção de Saúde e Tratamento de Doenças Renais, com 2500m² de área construída em terreno próprio de 3550 m²; com áreas bem projetadas, principalmente as áreas de Consultórios, Salas de Espera, Corredores de acesso e Hemodiálise, visando um tratamento mais humano aos nossos pacientes e mais conforto para toda a equipe.

Em 14 de fevereiro de 2004 fizemos a mudança e a Inauguração da Nova Sede, na qual continuamos até hoje. Com espaço projetado para acomodar mais de 350 pacientes em diálise e mais de 60 máquinas de hemodiálise, a moderna Sede da Nefroclínica foi desenhada para suprir as necessidades de Londrina e Região por muitos anos.

Período 2004-presente

Em 2005 a Nefroclínica de Londrina iniciou seu Programa de Especialização em Nefrologia, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), visando a formação de novos profissionais na área de Nefrologia, sendo desde então, responsável pela formação de vários jovens colegas médicos treinados em nossa Instituição. A todos é oferecido a oportunidade de realizarem as provas da SBN para a obtenção do titulo de especialista em Nefrologia.Vários destes colegas hoje atuam em nossa equipe, como o Dr. Getulio Amaral Filho, o Dr. Danilo Ramos Cunha, a Dra. Tatiane Cavalcante Trindade Junkes, a Dra. Márcia Judith Medeiros e a Dra. Luiza Lobo Elpo Macedo.

A partir desta época, o crescimento da Nefroclínica foi cada vez maior, tendo atualmente mais de 250 pacientes em terapia renal substitutiva, mais de 70 equipamentos de diálise e uma equipe de mais 80 colaboradores em sua equipe multidisciplinar.

Paralelamente, ao longo de sua história, o Grupo Nefroclínica também expandiu as fronteiras de suas atividades, criando vários empreendimentos na área da saúde; todos com o mesmo padrão de excelência, e com a missão de promover a saúde e preservar a qualidade de vida dos pacientes e de seus colaboradores. Entre estes empreendimentos; destacamos:

  • Clínica do Rim de Arapongas (fundada em 1995, ampliada em 2009)
  • Clínica do Rim de Rolândia (inaugurada em 2014)
  • Centro Médico Norte do Paraná (em Rolândia/PR, inaugurado em 2014)
  • Centro de Diagnósticos Norte do Paraná (em Rolândia/PR, inaugurado em 2014)
  • Apoio e fomento à Fundação Pró-Vida Renal.

E, com a ajuda de Deus e sempre com respeito e dedicação ao Ser Humano, pretendemos continuar crescendo, mantendo firme o propósito de prestar um serviço humanizado, de excelência e alta tecnologia, sempre Preservando a Vida com mais Qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>