Hemodialise

J.I.F-398 (Small)

A Hemodiálise é uma das formas de Terapia Renal Substitutiva (TRS). O objetivo deste tratamento é substituir as principais funções do rim, como a “filtração” do sangue e a remoção do excesso de líquidos do organismo. Como os rins das pessoas com Insuficiência Renal não funcionam bem, a Hemodiálise permite que esses pacientes tenham uma vida melhor.

Na Hemodiálise, o paciente vai até a clínica de hemodiálise, geralmente três vezes por semana. Cada paciente tem um dia e um horário programados para fazer sua sessão de diálise. O paciente senta-se em uma poltrona ao lado do equipamento de hemodiálise enquanto a equipe de enfermagem instala a hemodiálise.

Em linhas gerais, o tratamento de hemodiálise faz a filtração do sangue do paciente, substituindo em parte o trabalho dos rins. O equipamento de diálise é composto por um filtro especial (chamado dialisador ou capilar) que é individualizado para cada paciente, e também pelas linhas, que são como mangueiras especiais. A linha arterial conduz uma pequena quantidade de sangue do paciente até o capilar, cerca de 100 a 150 ml. O capilar faz a filtração, e na sequência a linha venosa devolve o sangue filtrado para o paciente.

Existem três tipos principais de vias de acesso venoso para a hemodiálise, que é como a equipe consegue acessar o sistema sanguíneo do paciente para realizar a sessão:

  • Fístula arterio-venosa
  • Prótese vascular
  • Catéter de diálise

Mais informações podem ser obtidas no nosso Portal da Saúde Renal, no link sobre “Acesso Venoso” para Hemodiálise

Cada sessão dura em média 3 a 4 horas, que é o tempo necessário para uma depuração adequada das impurezas do sangue. As mais conhecidas são a uréia, o potássio, o fósforo e ácidos em geral. Também é necessário remover o excesso de líquido acumulado no organismo, já que as pessoas com insuficiência renal geralmente não urinam o suficiente e retém líquidos, ficando inchadas.

Após as sessões de diálise, o paciente pode retornar para sua casa, e a maior parte leva uma vida com qualidade, podendo realizar atividades de lazer ou trabalho nos intervalos entre as diálises.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>