Hemodiálise

Tratamento renal realizado na clínica ou em casa

Nossa equipe atende os pacientes que fazem hemodiálise na DaVita Londrina e na DaVita Rolândia.

A Hemodiálise é uma das formas de Terapia Renal Substitutiva (TRS). O objetivo deste tratamento é substituir as principais funções do rim, como a “filtração” do sangue e a remoção do excesso de líquidos do organismo. Como os rins das pessoas com Insuficiência Renal não funcionam bem, a Hemodiálise permite que esses pacientes tenham uma vida melhor.

Na Hemodiálise, o paciente vai até a clínica de hemodiálise, nos dias e horário programados para fazer sua sessão de diálise. O paciente senta-se em uma poltrona ao lado do equipamento de hemodiálise enquanto a equipe de enfermagem instala a hemodiálise.

Em casos específicos, nossa equipe médica em parceria com a DaVita Londrina pode realizar a hemodiálise na residência do paciente (Hemodiálise domiciliar), levando toda a estrutura, equipamentos e equipe de profissionais de saúde para o conforto da casa do paciente.

O tratamento de hemodiálise faz a filtração do sangue do paciente, substituindo em parte o trabalho dos rins. O equipamento de diálise é composto por um filtro especial (chamado dialisador ou capilar) que é individualizado para cada paciente, e também pelas linhas, que são como mangueiras especiais. A linha arterial conduz uma pequena quantidade de sangue do paciente até o capilar, cerca de 100 a 150 ml. O capilar faz a filtração, e na sequência a linha venosa devolve o sangue filtrado para o paciente.

A hemodiálise pode ser realizada em sessões curtas de 2 horas todos os dias (hemodiálise diária), tipo de tratamento mais moderno que proporciona maior conforto ao paciente, bem como menos sobrecarga ao coração e menor acúmulo de impurezas no sangue, reduzindo complicações a longo prazo, como menos insuficiência cardíaca e menos infecções, e também reduzindo internações em geral.

Também pode-se realizar hemodiálise na forma tradicional de 3 sessões por semana, com duração de 4 horas cada sessão.

Durante a hemodiálise, são removidas várias impurezas do sangue. As mais conhecidas são a uréia, o potássio, o fósforo e ácidos em geral. Também é necessário remover o excesso de líquido acumulado no organismo, já que as pessoas com insuficiência renal geralmente não urinam o suficiente e retém líquidos, ficando inchadas.

Existem três tipos principais de vias de acesso venoso para a hemodiálise, que é como a equipe consegue acessar o sistema sanguíneo do paciente para realizar a sessão:

  • Fístula arterio-venosa
  • Prótese vascular
  • Catéter de diálise

Após as sessões de diálise, o paciente pode retornar para sua casa, e a maior parte leva uma vida com qualidade, podendo realizar atividades de lazer ou trabalho nos intervalos entre as diálises.